quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Quarta feira saudável

Todas as quartas feiras os alunos da escola integral participam de atividades, palestras ou jogos que estimulam o hábito de uma alimentação saudável dentro e fora do ambiente escolar.
Com o apoio da nutricionista Ana Paula as crianças aprendem quais são os benefícios de cada alimentos para o funcionamento do corpo. As atividades sempre ludicas proporcionam uma aprendizagem fácil e significativa de acordo com cada faixa etária.


Halloween censacional


Na ultima sexta feira dia 31 de  outubro os alunos da escola integral participaram da festa  de halloween . A festa teve como objetivo a integração dos alunos e o encerramento de alguns conteúdos trabalhados ao logo do semestre. 


A manhã foi bastante animada e as crianças deram um show a parte com as fantasias. 




quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Psicomotricidade: limites e desafios corporais

       A Psicomotricidade envolve toda ação realizada pelo indivíduo; é a integração entre o psiquismo e a motricidade, buscando um desenvolvimento global, focando os aspectos afetivos, motores e cognitivos, levando o indivíduo à tomada de consciência do seu corpo por meio do movimento.
      Durante as aulas busca - se também preparar os alunos a lidar com os seus medos, desafiando o seu próprio corpo. O grande desafio é sempre estimular, levando a cada aluno atividades adequadas e prazerosas, respeitando sempre as características individuais de cada um.
       As aulas de psicomotricidade visa compreende e estudar o individuo com base nos seus movimentos, seus medos, suas realizações, aspectos motores, afetivos e cognitivos que é o resultado do sujeito com o seu meio social. 




     


segunda-feira, 29 de setembro de 2014

O uso do tablet na escola integral

Cada vez mais a tecnologia está presente nas nossas vidas. Em todos os lugares estamos em contato com os aparelhos eletrônicos. 
Desta forma, a escola integral do CENSA incluiu, nas suas atividades, aulas de informáticas com tablets.
Os aplicativos possuem a dimensão educativa, a fim de potencializar estímulos que possam desenvolver habilidades cognitivas e motoras.






















quinta-feira, 28 de agosto de 2014

O brincar: no horário complementar!

Na Educação Infantil o brincar é imprescindível para o desenvolvimento integral da criança. A existência de espaços seguros para que as crianças possam exercer suas capacidades é fundamental, por isso as aulas de Psicomotricidade são de extrema importância para esse processo. A prática psicomotora, tendo como base a brincadeira favorece a cooperação e torna a vida da criança mais significativa através da expressividade, da criatividade e do pensamento lógico. 

Ao movimentar-se expressam sentimentos, emoções e pensamentos, aumentando o uso significativo de gestos e posturas corporais.  Ao executar as mais diferentes brincadeiras, a criança vai conhecendo seu corpo e dos demais, progressivamente vai formando sua imagem corporal, e, portanto, seu esquema corporal.

Pela brincadeira, a criança satisfaz suas necessidades, aprende regras, limites, respeita espaços e compreende que seu  corpo tem relação com o mundo e com os outros.

                                                                   
                                                                                       
Joanna Cabral (professora da Educação Infantil do horário complementar).

quinta-feira, 31 de julho de 2014

PROJETO DE LEITURA
Livro: Charlie and the Chocolate Factory (A fantástica fábrica de chocolates)


 Os alunos de Tia Fabiana durante as aulas de Inglês com Tia Marcele resolveram viajar no incrível mundo da Fábrica de Chocolate.
Trabalhamos com o nível 2 de Inglês o livro Charlie and the Chocolate Factory, onde através da leitura as crianças puderam ampliar o vocabulário, e foi uma ferramenta importante para trabalhar valores, como: respeito aos pais e ao próximo, não desperdiçar comida, gratidão, voluntariado e doação, dar valor a tudo aquilo que temos e todos aqueles que temos.
Neste momento as crianças dividiram suas história e opiniões a respeito dos valores trabalhados e do livro lido.
O referido projeto fora dividido em três momentos:


1º momento: LEITURA DA HISTÓRIA - linguagem oral e escrita
Momento em que a criança teve oportunidade de ter seu primeiro contato com um livro paradidático todo escrito na Língua Inglesa, e com a história de Charlie and the Chocolate Factory.  Neste momento fora apresentado o novo vocabulário. Nesta oportunidade, as crianças foram levadas a pesquisar no dicionário o significado das palavras que ainda não conheciam, tendo sido, neste momento, introduzido o uso do dicionário como ferramenta de aprendizagem da Língua Inglesa. Nesta oportunidade todos os alunos aprenderam a utilizar o dicionário individualmente e coletivamente.


2º Momento: ASSISTIR AO FILME - Charlie and the Chocolate Factory
Momento em que a criança através do filme fez a leitura imagética, se utilizando dos vocabulário já aprendidos para entender e comunicar-se sobre o filme.
Muitas crianças utilizaram do filme para fazer uma leitura comparativa do livro, comparando-os, ressaltando os detalhes existente em ambos.


3º Momento: CONSTRUINDO O SABER

Momento em que a criança, utilizou do conhecimento obtido para efetuar registros através de atividades escritas e orais, tendo realizado como prática lúdica um "Festival do chocolate", onde as crianças fizeram um pop cake, e o moldaram da forma que quiseram, tendo alguns optado por confeccionar alguns dos personagens do livro.



PROJETO DE LEITURA


Livro: Goldilocks and the three bears (Cachinhos Dourados)



Os alunos de Tia Joana e Tia Fernanda durante as aulas de inglês com Tia Marcele mergulharam no livro de Cachinhos Dourados.

Trabalhamos com o nível 1 de Inglês o livro Goldilocks, onde através da leitura as crianças puderam ampliar o vocabulário, e foi uma ferramenta importante para trabalhar valores, como:
1) "É feio mexer nas coisas dos amigos" (Júlia)
2) "A gente não pode sair sem a mãe, senão a gente se perde" (Maria Eduarda)
3) "A gente não pode quebrar as coisas dos amigos." (Valentina)
4) "A gente não pode conversar com gente estranha, a não ser que a mãe conheça." (Laura)
5) "A gente não pode entrar na casa dos outros sem pedir." (Luíza)
6) "A gente não pode comer o lanche dos amigos, senão ele fica sem e chora." (Laís)
(Dentre inúmeras outras análises feitas pelas crianças a respeito do Livro.)
O referido projeto fora dividido em três momentos:


1º momento: LEITURA DA HISTÓRIA - linguagem oral e escrita
Momento em que a criança teve oportunidade de ter seu primeiro contato com um livro paradidático todo escrito na Língua Inglesa, e com a história de Goldilocks. Neste momento fora apresentado o novo vocabulário, onde a criança obteve o conhecimento dos numerais (1-10), tamanho (small, medium and big), família (mom, dad and baby), além de outras palavras isoladas como bear, house, chair, breakfast, dentre outras.


2º Momento: ASSISTIR AO FILME - Goldilocks and the three bears.
Momento em que a criança através do filme fez a leitura imagética, se utilizando dos vocabulário já aprendidos para entender e comunicar-se sobre o filme.

3º Momento: CONSTRUINDO O SABER


Momento em que a criança, utilizou do conhecimento obtido para efetuar registros através de atividades escritas e orais, tendo realizado como prática lúdica a confecção dos three Bears nos tamanhos small, medium e big com o doce palha italiana.

terça-feira, 15 de julho de 2014

Flauteando no Integral

        Os alunos da Escola de Tempo Integral do CENSA (1º ao 5º ano), começaram a utilizar a flauta nas aulas de música. 
        Sabe-se que a flauta doce não é o único instrumento no auxilio da educação musical, mas é possível que faça um trabalho diferenciado com ela, começando com a manipulação do som a partir do manuseio e exploração da mesma resultando no fazer musical. 
       O ensino da flauta doce pode ser realizado com turmas de faixa etária diferenciada.
       No CENSA falar em educação é falar na "construção de pessoas". Onde as experiências vivenciadas em grupo oportunizam a experiência da vida. 
       A socialização é um fator relevante para o aprendizado, trata-se da relação do aluno com o outro. Segundo Faria (2001, p. 24), "A música como sempre esteve presente na vida dos seres humanos, ela também sempre está presente na escola para dar vida ao ambiente escolar e favorecer a socialização dos alunos, além de despertar neles o senso de criação e recreação". 


terça-feira, 3 de junho de 2014

Alimentação é tudo!


    
Na Escola Integral realizamos um trabalho para estimular nossos alunos a formarem hábitos alimentares saudáveis. É necessário introduzir e apresentar  às crianças uma maior diversidade de alimentos e preparações, priorizando os de boa qualidade nutricional como: frutas, legumes e verduras, sucos naturais, frango, carnes, peixes, arroz, biscoito salgados e produtos integrais.
   Uma alimentação equilibrada e adequada fornece à criança suporte para um bom crescimento e desenvolvimento. E assim, a criança cresce saudável sendo capaz de aprimorar seu rendimento escolar devido ao fortalecimento do seu organismo.